Para o primeiro diário visual do mês, nos inspiramos no teenagebedroom.tumblr.com, um blog em que os seguidores enviam fotos dos quartos em que viveram a adolescência, acompanhadas de textos que contam as histórias por trás de cada detalhe da decoração (eu falei sobre ele anteriormente, nas recomendações do mês de Abril).
Pedimos então uma foto do seu cantinho favorito de seu quarto, e um breve relato sobre ele. Foi lindo ouvir as histórias de vocês e ver como cada detalhe revela um pouco sobre quem são, e nós ficamos comentando no nosso grupo como tudo é muito lindo e especial, especialmente por serem os primeiros envios que recebemos por aqui ❤ como disse, todos os cacarecos, as coleções, as baguncinhas, os presentinhos e as fotografias na parede… tudo conta um pouco sobre a gente. E adoramos conhecer um pouco mais sobre vocês.
esse quartinho existe hoje em dia só no campo das ideias. foi o cenário que me acolheu quando eu chorei pela primeira vez de amor, tive meu primeiro emprego, meus anseios da adolescência, meu céu e grama na pandemia, um pedaço físico dos meus sonhos, um castelo de muitas paisagens. eu sempre fui muito acumuladora e apegada aos bens materiais que envolvessem sentimento, essas paredes eram cheias disso: desenhos de amigos, presentes, criações, conquistas, recados, pôsteres de filmes e bandas, embalagens fofinhas que eu guardei… um mundinho só pra mim. – julia lacerda, @juliesphere nesse dia eu tinha acabado de chegar em casa – super tarde – e meu quarto tava todo bagunçado. foi depois das comemorações do meu aniversário. a bagunça me fez muito feliz porque esse mundo de coisas dizia muito sobre tudo que eu tinha vivido naqueles dias, e os presentes que eu tinha ganhado (os melhores da minha vida até hoje). essa mesa diz (praticamente) tudo sobre mim. amo quando meu quarto fica assim, cheio de vida. – gabriela de mello, @gabrielamxllo
essa é minha penteadeira do quarto que eu moro há alguns meses. eu acho que retrata bem a importância que eu dou em juntar bugigangas e construir um armazém pra me receber depois do dia. esse quarto foi se formando de forma muito rápida por que eu precisei muito dele.
o cantinho da minha estante é meio que um portal para memórias muito queridas, em que cada objeto conta uma histórinha: tem os livros das autoras que adoro – annie ernaux, clarice e virginia, cds que comprei na adolescência, presentes como o bichinho de pelúcia da julia e o coração de lapis-lazuli da minha professora favorita. pendurei fotos com com pessoas que amo, meus próprios desenhos e até um poema da sylvia plath, que guardo pelas minhas gavetas desde novinha (o papel já tá todo feio). e lá em cima tem mais bagunça: câmeras analógicas que me fazem pensar como já tive hobbies diferentes, flores secas e uma pintura linda da minha irmã. amo sentar ali na mesa e ouvir música alta no meu notebook, bem escondida no escurinho.
meu quartinho no animal crossing é o lugar mais confortável que já encontrei e construí em um videogame. é muito especial o som que o piso faz quando piso nele, a iluminação, minha luminária de cereja, minha cama de concha, os bichos de pelúcia e a mesinha do cinnamoroll… uma nova adição mas já muito querida e que incorporou muito bem a todo cenário. te amo animal crossing, te amo. – lua arimura, @meirallua esse cantinho do meu quarto é muito especial pra mim porque ele compila várias memórias em formato de objetos. tem brinquedos da minha infância, minha coleção humilde de CDs e o meu radinho pra tocá-los, presentes de pessoas que eu amo, caixinhas grandes e pequenas guardando cacarecos importantes pra mim, coisas que eu herdei das minhas avós,… tem de tudo. É um retrato do meu coração. melhor ainda do que guardar uma coisa especial é guardar ela à mostra em um lugar bem visível pra mim mesma né? meu quarto é um museu e essas estantes são a galeria mais especial da exposição <3. – sofia mergener, @sofialentilhaquando minha mesa tá organizada, o resto do quarto automaticamente também fica arrumado. essa escrivaninha era da minha vovó, e esse abajur foi comprado num brechó por R$30 (com +30 camadas de poeira inclusas), e ele fica sobre um doily de crochê feito por essa mesma vovó. ninguém realmente precisa olhar dentro das gavetas. mas aqui é meu cafofo e eu amo fechar as cortinas e deixar a luz amarela iluminar meu cantinho. – jéssica, @je062803meu quartinho é um reflexo da minha mente! coleções, pôsteres, bibelôs empoeirados, flores mortas, hello kittys, tudo isso é matéria prima do meu quarto. Me inspiro no vintage e nos anos 60, mas também na modernidade da década de 90. gosto de terços, livros, todo tipo de enfeite e decoração, coisinhas fofas, mas também mórbidas como ossos e dentes. as bonecas são originais vintage e italianas, eram da minha vó! meu quarto está sempre bagunçado (minha bagunça é no estilo de sofia coppola) mas também amo arruma-lo e deixa-lo cheirosinho. meu quarto é meu coração, cabeça e alma. centro do meu ser. – bruna, @grotesquelady
recentemente conheci essa artista, Rochelle Costi, que fotografa quartos e tem uma coleção de corações na parede. Eu também tenho um coração na parede, antes de saber de tudo isso. Quando eu era criança uma das coisas que mais queria ter era um quarto, só para mim com todas as minhas coisas de desenhar e computador e esconderijos secretos e pôsteres. Esse canto é o meio absoluto entre sonhos e vida real. Não por minha causa, mas por todos os amigos que já cochilaram em minha cama, enquanto ouvia música na escrivaninha até eles despertarem e me contarem de onde estavam vindo.
adoro meu quarto como um todo porque é cheiooo de coisas coladas nas paredes, mas esse cantinho em específico é meu xodó. tem um pedaço do meu guarda roupa que protege o que tenho de mais precioso… minhas roupas! pra mim é um baú de tesouro.! tem do lado, um manequim pra costuras, que quando não estou usando vira um cabideiro com minhas bolsas. e enfim, minha estante com meus bichos de pelúcia, brinquedos de infância, decorações diversas e muitOooOs livros e mangás 🙂 amo porque junta um zilhão de coisas diferentes nesse espacinho, que são muito queridas e importantes pra mim :))) – camila simões, @punk_cyborg_esse é o meu canto fav do meu quarto, minha mesinha de cabeceira! eu montei ela sozinha, sem martelo e sem chave de fenda, só com uma faca de manteiga, não sei se da para acreditar, mas ela está em pé ate hoje! ela é muito especial pra mim, todos os dias eu anseio pelo momento em que eu vou sentar no pé da cama, ligar minha luminária e pegar meu planner para escrever e me aconchegar nas cobertas! no final do dia é so eu e miffy contra o mundo! ❤ – julia bohm, @juliabxhm
Queria fazer minha contribuição para o quadro do Diário Visual, compartilhando com vocês um pedacinho do meu quarto que eu mais gosto. A mesa onde fica meu computador é o lugar que eu mais passo meu tempo. Aqui é onde desenvolvo quase todas minhas atividades diárias; desde trabalhos, até ficar de papinho com meus amigos em call enquanto faço unhas, é um espaço que sinto conforto de ficar. E acho que ele concentra certa bagunça (alicate de unha; pinça; bichinho de pelúcia; 3 garrafas de água, todas meio vazias etc) que faz sentido comigo 🙂
Eu gosto muito do escuro também, porque sinto um desconforto com a luz central do quarto por ela ser forte, mas quando são só as luzes das telas eu me sinto mais no meu mundinho.
sempre quando tenho momentos especiais me pego guardando tranqueira; papéis, notas fiscais, folhas, pequenos plasticos… o que couber nos bolsos da calça é o limite. quando chego em casa disponho como se fossem colagens num mural, grudo com cola e fita crepe nas paredes e mesas e gavetas e cadernos e diários. esse meu cantinho é um breve resumo das coisas legais que vivi, cada pedacinho ali representa alguém ou um lugar especial. espero poder aumentar esse cantinho cada vez mais, quero ver devorá-lo meu quarto por completo. mas enquanto isso não acontece, venho aqui mostrar um fragmento do que é mais importante para mim! – letícia amianto, @mundoamiantomeu cantinho escolhido foi esse da minha cama. ele é a principal coisa que se vê antes de entrar no meu quarto, e é particularmente especial poder enxergá-lo através de muita brilho e cor que advém da cortina de miçangas. minha cama é como nuvens e todos os dias anseio por me deitar e me entregar de vez aos daydreams que me ocupam em outros momentos. ali é meu espaço de entrega e deleite em fantasias. meus livros ficam logo acima em uma prateleira na parede, sempre me convidando a ler e reler minhas passagens favoritas e continuar me aventurando nessa busca de palavras e construção de narrativas. ao lado da janela, um carrilhão de vento de estrelinha, que com a menor das brisas produz um som harmonioso, sutil porém místico, ambientando meu mundinho de sonhos de algodão. – Brenda Tambosi, @halicalura
Agora, para o próximo diário visual, ainda seguindo a temática de sonhos, queremos uma foto deseus bichinhos de pelúcia favoritos. Inclua, também, uma legenda de até 800 caracteres nos contando um pouquinho sobre ele(s). O envio da foto deve ser feito até o dia 27/04, e ela será publicada num post colaborativo em nosso site.
O envio deve ser feito para arquivoblush@gmail.com, com ‘diário visual’ no assunto. Inclua também seu nome e suas redes sociais, se tiver!
* dica: nós amamos fotos analógicas ou tiradas em digicams antigas ( ◜‿◝ )♡
Deixe um comentário