troquei minha primeira carta aos 16 anos, com uma menina que conheci no facebook. não me lembro muito o que inclui naquele envelope além da carta em si, mas lembro de fazer várias perguntas, desenhei várias coisinhas, e aguardei ansiosamente por uma resposta. aquele ano acabou sendo um dos piores da minha vida até então; comecei a ir mal na escola e a fazer terapia, foi o começo de uma bola de neve que até hoje me pega de vez em quando. mas naquela época, poder ansiar por algo tão simples como uma carta foi necessário pra mim – era uma oportunidade pra eu sentar e usar minha criatividade para me comunicar com outra pessoa, alguém que não estava na minha frente, que eu nunca conheci, mas que eu tive essa vontade de conhecer, de perguntar sobre tudo, de dedicar algumas horas do meu dia, minha atenção, meu capricho, e me animava pensar que eu receberia esse tipo de carinho de volta. 

e a carta chegou! meu pai que recebeu, e fez questão de me entregar passando debaixo da porta do meu quarto, simulando um mailman perfeito. e ela não desapontou! claro que não. ganhei até um pingente de presente, uma história fofa, respostas complexas para as minhas perguntas bobas. enviei mais uma resposta e infelizmente essa foi a última vez que nos falamos (por carta, pelo menos). naquele mês eu arrumei mais 3 penpals e cada troca foi única e especial, cobrindo assuntos e interesses diferentes, tão feliz em poder ouvir e ser ouvida, de uma forma tão peculiar e divertida. me senti no animal crossing! poder saber como é a letra da pessoa (cursiva? forma?), ler cada palavra sabendo que a mão dela fez aquele trabalho todo… e talvez isso seja tão óbvio, tão bobo, mas nessa era de e-mails e tweets, é meio raro saber esses detalhes sobre alguém, é quase um privilégio, sabe? algo pra guardar numa caixinha embaixo da cama, que nenhum robô trabalhando dentro do seu pc poderá deletar.

The Letter, 1929
Antonio Alice
Love letters, 2021
Tim Murley

onde encontrar um penpal:

eu encontrei meus primeiros penpals num grupo de facebook, fiz um post perguntando se alguém queria trocar cartas, simples assim. mas acho que ninguém atualmente usa facebook… e só fui trocar cartas mais uma vez em 2021, e encontrei minha novas penpals pelo Tumblr, fiz um post com um pequeno formulário para quem tivesse interesse pudesse preencher, e usei as hashtags #penpal, #penpal search, #penpal wanted, etc. dessa vez eu estava decidida a escrever em inglês, e mandar minha carta pra outro canto do mundo. e deu tudo certo! 🙂 a felicidade que senti ao receber as respostas em mãos não cabia dentro de mim!!! 

no formulário eu pedia as seguintes informações: 

nome, idade, localização, interesses, e algumas preferências como: 1) qual tamanho de carta ideal? curta/média/longa? 2) gostaria de mandar a 1ª carta ou prefere que eu mande?

recebidinhos dos eua

o que você pode incluir numa carta

  • uma playlist
  • perguntinhas (cor favorita? mapa astral? quem era você no ensino médio? um álbum que te mudou? você coleciona algo?)
  • adesivos! 
  • cartão postal
  • se for que nem eu que ama flores, gosto de mandar flores prensadas, ou só pétalas, ou folhas, e é uma ótima oportunidade pra contar a história por trás disso na carta. foi uma caminhada simples no seu bairro? no que você tava pensando? era um lugar especial?
  • chá! de preferência aqueles que vem fechadinho, em sachet. 
  • um poema favorito, ou algum trecho de livro, uma recomendação.
  • recomendação de livros! filmes! músicas! vocês podem falar sobre o que acharam nas cartas 🙂  
  • se estiver sentindo um leve romance no ar… (ou se só gosta de um drama), beije o papel com seu batom favorito :*
  • quem sabe uma borrifada de seu perfume também 
  • desenhos, rabiscos, não precisa ser nada perfeito. às vezes só aquele desenho que você fez num guardanapo enquanto esperava seu pedido no restaurante. 
  • objetos, de preferência pequenos ou achatados, como pingentes, moedas (especialmente se for alguém de outro país!), medalhões, pulseiras, etc
  • pacotinho de sementes
  • fotos! polaroids! colagens!
  • marcador de páginas, talvez um feito a mão 😉
  • origami
  • pequenos retalhos de renda, tricô, crochê
  • imã de geladeira? (sem relevo!)
  • tatuagens temporárias, tipo de chiclete
  • aqueles papeizinhos de biscoito da sorte
  • uma página daquelas revistinhas de sudoku, palavras cruzadas etc (eu amo tanto…!)
  • conchas (pequenas!)
  • bilhete de cinema, trem, etc. 
cartas que enviei ano passado!
cacarecos

óbvio que você não precisa incluir tudo isso!!! na verdade você não precisa incluir nada, só uma carta basta, do jeito que você sentir vontade de escrevê-la. mas são apenas sugestões, se você estiver sem ideias e precisa de um empurrãozinho pra começar. qualquer pequeno token* que caiba num envelope, vale! às vezes é algo simples, sem muita importância pra você, mas eu pessoalmente acho tão legal receber esses pequenos souvenires, ainda mais quando são de cidades (ou até países) diferentes. uma vez recebi um papel de cartomante com umas sortes e profecias escritas, daquelas máquinas que os gringos têm… já recebi também pétalas de flores da árvore da avó da minha penpal (oi M! não sei se tá lendo aqui :3), num envelopinho feito à mão. tantas preciosidades.

*que sejam achatados, de preferência. o correios pode ser meio chato com isso, às vezes permitem certas coisas e às vezes não, mas é melhor precaver para não ter que abrir a carta pra tirar coisas de dentro pra poder enviar. mas se não se importar de pagar um pouco a mais, pode colocar sua carta dentro daqueles envelopes que é forrado por dentro com plástico bolha. enfim!

frente do meu envelope DIY (o endereço vai na frente, mas quis tirar a foto antes)
…e o verso dele!

criei o costume de fazer meus próprios envelopes, pois os que eu achava em lojas eram sempre muito simples, aqueles brancos normais. eu uso folhas coloridas e faço o formato de carta, dobro, colo os cantinhos, desenho nele todo… e talvez a parte legal de comprar esses envelopes básicos é que você pode usar sua criatividade para enfeitá-los como quiser, também. no final, tudo depende de como você quer criar, é meio que sua obra de arte. e sua obra de arte pode depender toda no conteúdo e não no exterior! bem misterioso…

carta da minha vovó para minha mãe, que guarda com carinho até hoje

enfim, foi e continua ser uma experiência maravilhosa, essas trocas. muitas vezes é difícil ser consistente, e passo por períodos onde não escrevo quase nada, ou onde não recebo muita coisa. é normal, é uma atividade que requer um pouco do seu tempo, e essa é a graça- se não só enviaríamos dm’s e e-mails e seríamos amigos virtuais (o que também é lindo!), mas escolhemos ser complicados como passatempo. o antigo também é novo, sabe? (a gen alpha se divertiria usando um telefone de disco…).

espero que esse post possa inspirar alguém a começar! se você não se sentir confortável trocando cartas com alguém desconhecido mas se interessa na parte de montar uma cartinha, você pode enviar para seus amigos e familiares, ainda mais se estiverem no momento precisando de uma levantada no astral, aposto que será uma surpresa muito querida e memorável 🙂


edição 17/06/2024:

criamos uma página para nossos leitores interessados em trocar cartas – um pen pal finder. Nela divulgamos perfis onde você pode entrar em contato com a pessoa em quem se interessar, ou mandar seu próprio perfil. O modelo segue mais ou menos o mesmo padrão desses outros canais. Acesse aqui o Penpal Finder e leia as regras e dicas 🙂

4 respostas para “um pequeno guia de pen pal”.

  1. Avatar de sofia lentilha
    sofia lentilha

    amei muito📮💌

    Curtir

  2. Não sei qual a possibilidade de uma resposta, mas amei muito o blog! To começando com o penpal e foi um ótimo guia! amei muito e seus enviados são simplesmente lindos

    Curtir

  3. que blog legal, quase nao existe hoje em dia sites como esse, entao adorei ler, consegui uma penpal pelo tiktok e vou fazer hoje a carta, to ansiosa

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fiz uma amiga q é da Alemanha e ela me falou sobre penpal e nós vamos fazer isso, só que estou tentando buscar mais informações sobre como enviar. Aliás, seu blog é maravilhoso e fofo!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário