juntamos aqui algumas palavrinhas sobre a nossa primeira exposição física, que aconteceu nos dias 7 e 8 de setembro em são paulo. estamos também trabalhando numa página aqui no blog compilando todas os registros e informações das obras :3


dressa: esse fim de semana foi muito especial para mim. quando escrevi na minha lista de metas para o ano que queria criar uma zine, coloquei também o desejo de expor minha arte pela primeira vez. nunca tinha participado de uma exposição solo, por muitos motivos e empecilhos que eu mesma crio… mas consegui riscar essa meta graças à blush – que tem sido o veículo que encontrei para expressar minha criatividade, dialogar com quem quero e ocupar os espaços que desejo.
foram meses de muitas reuniões desde junho, quando recebemos o convite da curadora, até o dia da exposição, em setembro. muitos moodboards, esboços e ideias que no início pareciam um tanto confusas mas que se materializaram lindamente graças ao nosso esforço e à confiança que temos umas nas outras. teve momentos em que assumi mais do que eu podia dar conta mas de alguma forma consegui concluir tudo (uma lição sobre conhecer limites…!).
aí, dias intermináveis bordando uma tela de computador, diagramando mini zines, costurando roupinhas de frufru para um mouse velho, e tentando (sem sucesso) fazer uma capa de livro dar certo… arrrgggghhhhh não sabia se a ansiedade era boa ou ruim… me senti lowkey apavorada. ainda tinha uma viagem de carro com meu pai até campinas para buscar jejé e marcella, minhas amadas, antes de ir para são paulo fazer tudo acontecer. mas, quando reencontrei minha irmã e minha amiga, tudo ficou mais leve e mais feliz 🙂
no dia da montagem, só de ver as peças amontoadas no canto do salão já sentimos um alívio – nossa baguncinha já era uma obra de arte por si só. e tivemos a sorte de contar com pessoas muito queridas e que acreditam no nosso projeto para fazer tudo funcionar: pedro, cella, vitor, vini e sofia, o apoio de vocês foi fundamental. foi tão bom passar o dia com vocês! muito obrigada por toda ajuda.
quando chegou a hora dos visitantes entrarem, fui recebida com abraços calorosos de pessoas que conheço há anos pela internet, elogios tímidos de pessoas que acompanham o projeto e comentários genuínos e sem filtro algum de quem passou por lá sem saber que eu estava por trás de parte das obras expostas. uma experiência que eu não sabia que precisava! e, por sorte, os comentários foram bons… ufa ❤ muito gostoso olhar para o salão e ver amigos interagindo com as obras, desenhando no nosso guestbook, conversando, rindo, sendo feliz no mundinho que criamos ali…
a volta para o Rio, no carro do meu pai, com o pedro ao meu lado, foi bem emocional. queria encapsular tudo o que senti naquele momento de mãos dadas com meu amor (que me apoiou e me deu aconchego sempre que precisei! ti amo muito!!), quando caiu a ficha sobre o fim de semana mágico que ajudei a construir com minhas amigas. agora, estamos criando planos maiores para a blush – mais exposições, e quem sabe algumas festas também… esse sentimento de magia, de estar flutuando, se prolongou por dias e se renovou quando recebi os scans do vini, que cobriu o evento e criou essas imagens belíssimas em filme. acho que essas cores e texturas representam muito bem todo o sentimento envolvido nesses dias. jejé, julia, lua, gabi, sofia e cat amo vocês e a blush para sempre…nosso mundinho é muito lindo e quentinho e mágico. quero repetir esse fim de semana infinitamente ❤
e, mais uma vez, obrigada a todo mundo que acredita na blush, que contribui com suas artes ou com seus comentários – tudo isso só acontece por causa de vocês 🤍



sofi: de verdade não sei nem oq dizer… é a primeira vez que eu tenho a oportunidade de participar de uma exposição assim e não poderia ter sido mais perfeito!!.. quer dizer, só seria mais perfeito se eu pudesse ter estado fisicamente lá – nós de brasília assistimos de longe- mas na próxima eu estarei lá com certeza! e nessa nota eu queria também deixar registrado o meu desejo de poder ver a blush expor aqui em brasília um dia, vamos torcer por isso.
no primeiro dia da expo, eu e a gabi nos encontramos num parque na asa norte pra fazer um piquenique e acompanhamos tudo pelo celular em estado de êxtase. nunca vou esquecer esse dia.
todo o processo de pensar e criar as obras junto com as meninas nos meses que antecederam a exposição foi tão divertido e inspirador, quando estamos juntas temos ideias muito maravilhosas e eu sou muito grata por isso.
obrigada dressa, jeje, jul, gabi, lua e caca, amo muito criar junto com vocês. não posso deixar de agradecer também as pessoas que nos ajudaram na montagem e nos registros fotográficos do dia e principalmente agradecer ao público que compareceu, vocês são amigos muito queridos no meu coração, mesmo eu não conhecendo muitos de vocês.


jé: talvez esse tenha sido o final de semana mais feliz da minha vida nos últimos anos. recebi minha querida amiga virtual de uma década (!), a marcella 🤎, no meu apartamento na sexta-feira. entre conversas aleatórias durante o dia, enquanto sentávamos juntas na grama, e à noite, assistindo vídeos no youtube, eu finalizava minha tapeçaria, que estaria na exposição no dia seguinte. acho que o clima daquele dia – indo de um lado para o outro no parque, vendo gatinhos andando entre as árvores, mostrando para ela meu arbusto favorito na rua atrás de casa, jogando conversa fora com o motorista do uber, que era apaixonado por trens e ferrovias, e contando uma à outra sobre nossas cidades natais… tudo isso ficou agarrado nos nozinhos do tricô, na penugem da lã colorida.
queria agradecê-la por não só ter ficado de bobs comigo, comendo pizza e assistindo emergency intercom na sexta à noite (um sonho!!!), mas também por ter ajudado tão linda e eficientemente na montagem da expo no dia seguinte, por estar tão envolvida e pelos abraços de conforto aleatórios que surgiam no meio de dobrar zines.
falando em dobrar zines: obrigada sofia por ser a melhor dobradora de zines do brasil! obrigada pedro e vítor por serem os blush boyfriends mais prestativos do mundo! obrigada vini pelas fotos maravilhosas, que quase me fizeram chorar em público quando abri o link do drive!!! vocês são maravilhosos 😌
obrigada a todo mundo que compareceu, a quem só estava lá e não sabia o que era blush, a quem foi só para acompanhar alguém, e a todos os leitores lindos que foram ver tudo de pertinho ❤ obrigada por contribuírem com esse projeto que vive no meu coração e no domínio arquivoblush ponto com, meio que não seria nadica sem vocês. eu fiquei no canto observando vocês, pois sou tímida, e tá tudo bem. mas quem me viu sabe que eu tinha um sorriso que não se desfazia e era meio creepy. desculpa por isso. obrigada marcella por ter comprado um café pra mim. obrigada pai pela carona e por ter trazido minha cômoda do rio pra usarmos na expo (⸝⸝ᵕᴗᵕ⸝⸝)
sou extremamente grata pelas meninas da blush, não sei nem o que dizer. mas nossa parceria e confiança e amizade foi base pra muita coisa ali, além do nosso empenho em criar coisinhas lindas e sensíveis. amo vocês do fundinho do meu coração que tá prestes a explodir relembrando de tudo isso numa segunda-feira aleatória.




fotos por @viniciuscrepaldi
lua: quando a blush apareceu na minha vida eu não sabia que traria tantas coisas que eu passei muito tempo só desejando. com a blush ganhei um lugar novo para imaginar, um espaço diferente pra viver na internet que não fosse um aplicativo de rede social, um grupo de amigas que torna toda reunião de Negócios as horas mais legais do meu dia, uma chance de inventar e trabalhar em coisinhas lindas que fazem parte do que quero desenvolver, e por fim mas não menos importante, uma exposição que superou todas as minhas expectativas.
os meses de preparação que antecederam esse evento foram de muito trabalho mas muitos suspiros também com todas as ideias que alimentamos juntas e todas as horas que passamos pensando em algo que duraria praticamente 1 final de semana. pude ver a magia que é tanta dedicação e amor por algo em comum. na realidade, sabemos que a exposição não dura só 1 final de semana. alguns finais de semana já se passaram e eu ainda penso muito nesse espacinho físico que criamos como se ele fosse algo fixo e indestrutível.
as horas que levamos montando foram as mais corridas, quentes (onde já se viu um feriado da independência parecer mais um carnaval) e malucas mas ao mesmo tempo, as mais divertidas e construtivas e eu viveria tudo isso mais algumas várias vezes.
essa exposição também serviu pra me mostrar como várias pessoas além de nós também se importam tanto com o projeto a ponto de fazerem tanto por ele – mil obrigadas vítor meu amor, sofia, marcella, pedro e vini por todos os quebra-cabeças que vocês ajudaram a gente a resolver e por todas as subidas em escadas e zines e recortadas.
ao vítor, obrigada por todas as caronas e por desde o primeiro dia que eu te falei dessa exposição ter se disposto a me ajudar, você me ajuda e me apoia de maneiras que eu nem tenho como retribuir. ao vini, obrigada por todas as fotos lindas que você tirou, queria ter todas em todos os meus bolsos em todos os momentos. aos meus pais e meu irmão que mesmo não entendendo nada foram, ficaram e deixaram assinaturas lindas no guestbook.
obrigada também a todos que foram e a todos os meus amigos que desde o começo viram tanto valor na blush! vocês são queridos por tudo isso e mais um pouco, esse final de semana não seria tão lindo se não fosse por vocês.
obrigada pra todas as blushinhas – eu amo conversar com vocês e ter encontrado em vocês não só colegas de trabalho mas também amigas com quem posso passar horas fofocando e me divertindo fazendo o que amo até esquecer que as horas existem. amo vocês!

foto por @viniciuscrepaldi

julia: foi definitivamente um dos melhores dias deste ano e talvez da vida<3 eu já expus algumas vezes, mas essa exposição da blush foi muito diferente de tudo que eu já experienciei! sempre me interessou muito fazer arte coletivamente, e criar com as meninas tem sido a melhor coisa do mundo…
eu acredito muito que quando vc tem mais de uma pessoa acreditando em uma coisa e fazendo aquilo com amor tudo se torna muito mais forte, e expor nosso mundinho virtual num lugar físico, onde tanta gente se interessou e procurou fazer parte só comprova isso, essa força, o poder incrível de se movimentar e colocar suas ideias pra fora da cachola. e sabe, virou uma chavinha na minha cabeça como eu enxergo o poder de fazer Arte e se dedicar a algo que te faz feliz. todos os momentos, desde sair com uma mala gigante cheia de coisinhas que fazia barulho a cada calçada percorrida pela cidade, cortar papeizinhos, descobrir como se faz uma cabana com 3 metros de tecido e 1 bambolê, pintar um QR CODE A MÃO, fazer as reuniões de negócios mais divertida de todos os tempos, descobrir como passar um nylon pelo teto, ter uma amiga que te abrigue há 5 minutos do local da exposição… tudo é tão valioso e especial.
eu tô escrevendo esse textinho de agradecimento por último e é engraçado como todas nós carregamos o mesmo sentimento, o de deitar na cama no final do dia e sentir vontade que esse dia durasse pra sempre.
obrigada sofia por ser a melhor amiga sempre e me dar um espacinho na sua casa, obrigada vini pelas lindas fotos, marcella que eu amei conhecer, vitor e pedro sempre muito queridos e obviamente todas meninas da blush! foi tão importante.

foto por @viniciuscrepaldi

catarina: Foi muito lindo e refrescante observar uma coisa se formando tão naturalmente com tanto carinho e vontade artística. O resultado é muito lindo mas o processo de formar algo me fascina tanto quanto o final, por que eu tenho muitos impulsos de arte que as vezes não se concretizam por algum medo ou não sei direito por que. E a dressa, Jul, Gabi, lua, Sofia e jeje, desde que a blush começou, fazem meus medos e incertezas criativos ficarem muito menores, Obrigada gente, por compartilharem e me ensinarem muito bem a arte do processo só sendo exatamente quem vocês são ❤ ❤

gabi: O processo de planejar a exposição da Blush, como tudo que fazemos juntas, foi muito divertido, inspirador e criativo <333 eu amo como as ideias se tornam tão concretas de maneira tão orgânica entre a gente e consequentemente poder levar isso pra fora
Eu fiquei muito emocionada vendo os vídeos da montagem e queria mais que tudo estar lá <///3
Tô ansiosa pras próximas oportunidades de levar nossas exposições e outros trabalhos pra outros cantinhos do Brasil e pra poder estar lá pessoalmente :3 #blushtour


pedro: Foi muito legal ver algo que eu vi nascer e crescer na internet ocupar um espaço real e reunir tanta gente. Enquanto montávamos a exposição, no meio da bagunça, pude ver no rosto de cada uma a felicidade e o sentimento de realização por estarem ali, e na hora de desmontar vi a tristeza por ter acabado tão rápido… mas tenho certeza que foi apenas a primeira de muitas. Foi uma honra participar disso e espero poder ajudar mais no futuro!


vítor: Não é por nada não mas eu meio que me considero o maior fã da blush…
Eu acho que há muito o que se celebrar na cultura de internet e foi muito lindo ver isso tomando forma num espaço físico.
vocês vão dominar o mundo, meninas!!! podem fazer exposições até no inferno que estarei lá subindo escadas pra ajudar vocês

marcella: Foi uma honra poder presenciar como esse coletivo trabalha tão harmoniosamente e em sincronia. Se juntando de vários cantos do Brasil para materializar artes únicas de uma forma tão bonita! A maneira que pegam e fazem acontecer é de uma inspiração tremenda, como atraíram tantos visitantes para a primeira expo da vida do projeto, o carinho com todas as peças e todas as pessoas que fizeram parte. Vocês estão mudando o mundo artístico brasileiro ♡


foto por @viniciuscrepaldi


❀。• *₊°。 ❀°。







Deixe um comentário