lembro até hoje do dia em que minha mãe chegou em casa falando que trouxe presentes para mim e para o meu irmão. era para esperarmos até o dia das crianças para abrir mas me deu a dica de que começavam com a letra L. pois então que ela tornou uma criança que passou uma semana inteira ansiosa pensando o que possivelmente poderia começar com a letra L que não fosse um Limão ou uma Laranja.

para minha supresa, era um Livro.

Meu livro encatado das fadas
O palácio da princesa sereia

primeiro veio o Meu livro encantado das fadas. fiquei apaixonada por ele desde o primeiro momento em que vi aquela capa com verniz e glitter localizado e páginas com molduras de flores desenhadas.

um ano depois, veio O palácio da princesa sereia, que me deixou chocada com seu tamanho, era maior que o que ganhei anteriormente, e com o universo mágico do fundo do mar que se abria na minha frente. os dois foram publicados pela ciranda cultural e são livros infantis que contam com uma técnica de pop up muito linda e adorável.

todos os destacáveis do livro das fadas. descobri esses da moranguinho junto, alguém sabe de onde eles surgiram orginalmente?

os dois livros têm suas histórias acerca de suas protagonistas e personagens mas meu nível de interesse pelo conteúdo escrito era ofuscado por todo potencial que eu via na minha frente com cenários pop up (pra mim, eles eram enormes) – criei histórias e brincava com os personagens destacáveis como se fossem fantoches e fazia todos passearem pelos seus cenários como se fossem brinquedos.

todos os destacáveis do livro das sereias

essas histórias que eu criava não eram só histórias, inventei uma rotina mágica e divertida para cada protagonista em torno dos pop ups e toda vez que eu “brincava de ler” esses livros, elas seguiam a mesma rotina. e o que tornava tudo ainda mais atrativo pra mim, é que todo dia eu escolhia uma personagem diferente para ser a protagonista e viver essa rotina incrível que eu inventei.

bolso onde guardo os destacáveis do livro das fadas
bolso onde guardo os destacáveis do livro das sereias. com um fogo de artifício do cenário que acabou rasgando, infelizmente

as duas histórias/rotinas, tanto a do Meu livro encantado das fadas como O palácio da princesa sereia, eram bem parecidas entre si, com o ponto de partida sendo a protagonista acordando em seu quarto maravilhoso onde dormia com suas amigas inseparáveis e passavam o dia passeando por cada canto de seus mundos mágicos, conversando com todo mundo e vivendo momentos tão mundanos como tomar chocolate quente sentada em um tapete ou contar as conchas no chão e tão mágicos como ver a neve ou fazer cambalhotas dentro da água como se fossem movimentos muito naturais e o dia se encerrava em uma apresentação de balé ou uma festa com fogos de artifício, e depois todos dormiam no mesmo quarto onde acordavam no dia seguinte, e os acontecimentos se repetiam.

quarto das fadas, onde começava o dia e o despertar das minhas personagens
a neve no telhado, e a parte de dentro mostrando as telhas coloridas
1. fila pro tobogã de gelo, primeira aventura
2. teleférico em uma folha, #radical
3. barco viking na neve, muitas emoções
4. portinha de entradas da lojinha do vovô carvalho
5. mini livro da cinderela na loja de brinquedos

role final do dia – apresentação de balé com chocolate quente
o laço que amarra e segura o pop up

acredito que o que mais prendia minha atenção e o que me estimulava a constantemente brincar na mesma rotina com essas livros, é a riqueza de detalhes em cada cenário, com desenhos que cobriam as dobraduras mais internas, telhados que por cima eram cobertos de neve e por baixo eram apenas telhas, um barco viking na neve que balançava de verdade, um mini livro da cinderela, um jogo de twister, princesa sereia que girava sentada em uma lua. toda essa magia em papel combinada com uma rotina repetitiva criavam dias muito especiais, que hoje posso chamar de dias de morango.

livrinho da cinderela do livro das fadas
dicas da princesa sereia

imaginar uma sequência de eventos e repetir essa mesma sequência todo dia em conjunto com elementos que pareciam a mais linda feitiçaria pra mim, era a brincadeira que eu mais amava no mundo. toda vez que eu repetia esses eventos eu me sentia dentro desses dias que eu inventava e que eu tomava como os dias mais legais que já existiram.

o dia das sereias também começava em seus quartos mágicos
e faziam seu caminho pelas entradas do palácio
até uma festa animada com um polvo malabarista
1. show contratado de uma cantora famosa
2. todos dançam
3. polvo confeiteiro
4. coleção de bons sonhos
5. consulta com a vidente
o laço que amarra e segura o pop up

revisitar esses livros, relembrar do que eu pensava, faz eu sentir falta dessa cabeça de criança que enxergava um potencial de magia em tudo que há de mais comum (ou não), e me faz querer viver essas brincadeiras mais algumas vezes. me faz querer enxergar uma magia em uma rotina.

quando contei minha ideia desse post com as meninas e mostrei os livros em uma reunião, a sofia na hora disse que tinha também um Meu livro encantado das fadas e mostrou o dela também. fiquei muito feliz e realizada, era justamente uma das intenções encontrar mais pessoas que já tiveram algum contado com esses livros. ✾

texto por luana (luanacintilante, arimuraluana)

2 respostas para “livros de morango: dias lindos em livros pop up”.

  1. amei!!!! 🩷

    Curtir

  2. tenho um guardado e eu AMO! Talvez um dia passe para meus filhos porque eu acho genial esse formato de livro 🩷

    Curtir

Deixe um comentário