a Trela é uma marca independente que trata a moda como um espaço de experimentação e expressão pessoal. com um olhar divertido e despretensioso, suas peças misturam sensualidade, nostalgia e uma dose de irreverência – sem amarras ou padrões rígidos –, criando um estilo que usa o vintage como ponto de partida mas se mantém sempre fresh e interessante. 


no nosso quadro expo blush, costumamos entrevistar artistas sobre seus processos criativos, mas para esta edição – cujo tema gira em torno de #trabalho – achamos que faria muito sentido trazer uma marca independente. afinal, construir uma marca autoral envolve tanto criatividade quanto gestão, e enxergamos esse processo como uma forma de arte também.


criada por brina reis e dagah, a Trela transita entre o desejo e o conforto, entre o casual e o provocativo, resultando em roupas e acessórios com um toque afetivo – como um achado precioso de brechó ou uma peça icônica que atravessa gerações. mais do que moda, a Trela é um universo próprio: ela veste quem gosta de se divertir, posar para as câmeras e transformar o ato de se arrumar em um ritual intuitivo, caótico e delicioso.

blush: qual a história da marca? de onde surgiu o nome trela?
trela: somos amigas há anos, e nos conhecemos através de amigos em comum quando estudávamos na UnB. sempre quisemos produzir e trabalhar no ramo, mas em brasília, são poucas as oportunidades para quem trabalha com moda. a trela foi uma maneira de conseguirmos experimentar criativamente, tanto na própria criação dos produtos quanto no desenvolvimento das campanhas.

o nome surgiu muito naturalmente! queríamos um nome que soasse bonito e fosse fácil de falar na vida real, fora da internet – e aí Trela um belo dia apareceu na nossa cabeça. achamos perfeito porque lembra “entrelaçar”, o que tem muito a ver com nosso trabalho manual.

blush: quem são as pessoas por trás da trela?
trela: a Trela é formada por Brina Reis e Dagah. a Brina também trabalha por fora da Trela como diretora de arte e a Dagah, como stylist. nós nos conhecemos em 2015 e somos amigas desde então! fizemos cursos bem diferentes na UnB, a Dagah fez geografia e a Brina, teoria crítica e história da arte. apesar disso, seguimos outras carreiras. tínhamos o sonho de trazer a Trela pra SP há anos, então em 2024 nos mudamos!

blush: como é o ateliê da trela?
trela: nosso ateliê é nos nossos quartos! estamos nos organizando pra
pegar um espaço pra Trela, mas estamos nos estabelecendo na cidade
e entendendo como isso funcionaria.

blush: e qual o ateliê dos seus sonhos?
trela: o ateliê dos nossos sonhos seria um espaço lindo, com sofá em formato de lábios & tapete de oncinha pra recebermos amigos, clientes, colaboradores… um lugar que a gente pudesse trabalhar e também se divertir! Mas seria bem cozy, de um jeito que trouxesse essa ideia de ser uma extensão dos nossos quartos, talvez… teríamos todos os equipamentos que precisamos e sonhamos, espaço pra organizar tecidos, materiais, etc.

blush: de onde vem a inspiração para as coleções?

trela: trazemos inspo de vários lugares! sempre falamos que nossos amigos são nossas maiores refs, e a maioria deles também são artistas, então sair com eles já é um exercício de inspiração. fora isso, também trazemos inspiração dos brechós que garimpamos, memórias de infância, filmes e livros que gostamos, etc…

blush: o que moda significa pra você?
trela: a moda pra nós é mais um meio de expressão, e de experimentação… é um espaço legal pra se descobrir, testar o que você gosta e se sentir você mesmo.

blush: qual a peça de roupa favorita de vocês para um dia de trabalho na Trela?
trela: calcinha da manifestação e alguma camiseta.

calcinha da manifestação

studio trela

blush: que personalidade você sonha em vestir?
trela: Madonna.

blush: o que você planejaria para a marca se recebesse um patrocínio secreto de milhões de reais?
trela: compraríamos um prédio inteiro projetado pelo Artacho Jurado, e montaríamos um hiper complexo artístico-vibes-cultural com andar de fotografia, andar da lojinha Trela, andar da confeitaria Trela, andar dos ateliês abertos pros artistas do mundo todo e andar das manicures!

blush: existe alguma peça icônica da trela que melhor representa a essência da marca?
trela: o colar Nasty ou o short XOXO.

short XOXO
studio trela

blush: como vocês imaginam a pessoa que usa trela? quem ela é, o que gosta, onde anda?
trela: a pessoa que usa Trela gosta de se divertir com os amigos, sair de noite, brincar de se vestir. também é uma pessoa que curte experimentar e sempre encontrar um estilo diferente.

blush: sobre o cenário da moda independente no brasil: qual é o lado mais bonito e qual é o mais desafiador?
trela: o lado mais bonito é ver pessoas que se jogam e fazem o que elas desejam, e ver o público usando peças interessantes e diferentes. o mais desafiador definitivamente é conseguir conciliar custo de produção com um preço final que seja possível pro público, e que faça o público investir em peças de marcas independentes.

blush: como vocês definiriam o estilo da trela em 3 palavras?

trela: íntimo, sexy, e nostálgico.

⋆ ˚。conheça o mundinho trela em @studiotrela e studiotrela.com ⋆ ˚。 °

Deixe um comentário