
no dia 23 de novembro de 2023 eu criei uma lista no letterboxd que perdura até hoje. a “vi trabalhando: hahai home office”. na época, eu e meus dois amigos de curso (caio e enzo) estávamos prestes a apresentar nossos tccs, era um fim de fase (e de ano), e as possibilidades pareciam infinitas. iríamos cursar ainda um período final com duas disciplinas para poder escrever nossos pré-projetos de mestrado. um deles, caio, chegou um dia no grupo falando que a tia dele viu um vídeo no youtube sobre um freela facinho: digitar notas fiscais. juramos que era uma empresa fantasma envolvida num esquema de pirâmide. até hoje, quando conheço alguém e o papo se encaminha para esse assunto, eu rio dizendo que ainda acho que um dia vou ligar a televisão e o fantástico vai noticiar o esquema fraudulento. mas, na verdade, é só um bico tranquilo. e, para passar o tempo, sempre assisto ou escuto algo enquanto trabalho.
no meu primeiro dia, após ter passado nas duas etapas de testes, eu estava segura! mas, perto da hora do turno começar, minha internet ficou com mau contato e não funcionava por nada nesse mundo, então, eu, muito desesperada, simplesmente fui parar na casa do meu pai (não nos falamos). mas lá, a internet não estava conectando no meu notebook e eu tive que usar um pc antigo (um de quando eu era adolescente), daqueles meio grossinhos que pode virar uma tv também e, com direito a um teclado e mouse tão duros que exalavam tendinite.
finalmente comecei o turno e tudo estava dando certo… mas eu estava entediada! então abri a mubi (passei anos usando a da minha amiga, hastha, porque estudante da usp tinha gratuito, saudades af) e coloquei um filme. era o “coffee and cigarettes” (2003) do jim jarmusch.

um ano e quatro meses depois, já tendo apresentado meu tcc, terminado o curso, colado grau e passado no mestrado, ainda digito notas fiscais. e assisto filmes. o último que vi foi “gattaca” (1997) de andrew nicool e, assim como o primeiro dessa lista, eu não gostei! hoje, eu tinha um turno mas acabei esquecendo KKKKK e também atrasei uma chamada com hastha para fofocar. algumas coisas não mudam mesmo.
assisti 117 filmes (sem contar com séries, curtas-metagens, reality shows, peças, etc) até agora. ao mesmo tempo que parecem muitos, também me parecem poucos. me acompanharam por longas horas, por dias cansativos, por meses incertos e cá estamos. tenho medo, porque cada vez mais demoro para atualizar a lista. um tempo atrás, conversando com um amigo, ele me disse que era inevitável.
fui pega de surpresa. dei um passo para trás e nem tinha percebido. estava acomodada com algo que nem gostava de fazer. o receio de sair do conforto, que raramente nos faz bem. enfim, a realidade nos batendo na face: você precisa mudar, havia esquecido que isso é a vida? me acostumei a confundir lazer com trabalho, logo eu, que gosto de listas porque elas são um exercício da memória e do tempo. eu havia me esquecido. mas enfim, lembrei.
cada filme que passei o olhar rápido enquanto vislumbrava a lista, me lembrou de algo. de como tal dia havia sido, o que eu havia feito, como eu estava me sentindo e como eles me fizeram sentir. alguns bobos e outros, os mais lindos do mundo, que gratas surpresas. me sinto uma criança que abre um presente e anseia por algo, qualquer um que seja, estarei feliz. até o que me desagrada me ensina, porque eu amo mais do que odeio.

quero deixar uma listinha dos meus favoritos, antes de linkar a lista completa, esses filmes marcaram não só pelo que narravam, mas pelo contexto que cada um me agarrou, misturou e cuspiu de volta para a minha realidade.
- actual people (2021) de kit zauhar
- theater camp (2023) de nick lieberman e molly gordon
- miss julie (2014) de liv ullmann
- this much i know to be true (2022) de andrew dominik
- how to have sex (2023) de molly manning walker
- alice (1988) de jan svankmajer
- s. bernardo (1972) de leon hirszman
- falsa loura (2007) de carlos reichenbach
- persepolis (2007) de vincent paronnaud e marjane satrapi (esse eu já tinha assistido quando era adolescente!)
- the last showgirl (2024) de gia coppola

é isso gente! espero que vocês gostem de alguns filmes e que possam vê-los trabalhando, ou não, kkkkk. mas que assim como eu, tenham hobbies, para não deixar o estresse e a pressão do trabalho e da rotina cansativa do dia-a-dia invadam outros espaços que não os cabem. de trabalhadora para trabalhadores, até logo e nos vemos na próxima postagem.


texto e lista por camila, @punk_cyborg_ e arte da capa por dressa, @dressasblog
obrigada pelas correções gabi ❤




Deixe um comentário