o convidados indicam é o quadro da blush em que convidamos um especialista para
recomendar mídias diversas dentro do tema da vez!
esse mês, a blush convida vinicius crepaldi a nos indicar alguns filmes
que giram em torno do trabalho e de suas nuances.
trabalhar cansa, mas também é palco de fantasia. compilo aqui algumas recomendações das diversas representações do ambiente de trabalho no cinema. de um lado, o cenário laboral aparece como palco de milagre, amor e libertação; do outro, como gerador de opressão, desespero e violência.

conheça os filmes:

ernst lubitsch, 1940
⏱1h37
dois funcionários de uma loja de presentes que não se suportam acabam se apaixonando um pelo outro por meio de correspondências que trocam pelo correio como amigos anônimos

daisy von scherler mayer, 1995
⏱1h34
uma party girl irresponsável de 20 e poucos anos tem a fiança paga por sua madrinha bibliotecária. para pagar a dívida, ela começa a trabalhar na livraria, aos poucos sua vida se transforma.

jūzō itami, 1985
⏱1h54
tampopo é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do lámen. em sua saga, ela é orientada por goro, um misterioso motorista de caminhão especialista
no assunto.

howard hawks, 1940
⏱1h32
na noite de seu casamento, a repórter hildy johnson é convencida a fazer mais uma pauta por seu editor e ex-marido, walter burns. ao entrevistar um homem condenado, percebe que seu enforcamento é uma armação
e o ajuda a escapar.

alexander payne, 2023
⏱2h13
um professor mal-humorado é forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de natal.

ryūsuke hamaguchi, 2021
⏱2h59
yusuke é um ator idoso e viúvo que procura um motorista. ao receber a indicação de misaki, uma jovem de 20 anos, ele tem suas dúvidas iniciais, mas uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.

neville d’almeida, 1982
⏱1h55
uma jornalista investiga a vida de mr. gold, traficante internacional de ouro. incomodado, ele decide acabar com a repórter.

vittorio de seta, 1955
⏱11min
um documentário sobre mineradores de enxofre e suas famílias no centro rural da sicília.

william friedkin, 1980
⏱1h42
um policial de Nova York se infiltra na comunidade gay para investigar uma série de assassinatos brutais, à medida que se envolve nesse mundo, começa a perder sua perspectiva e sanidade.

aki kaurismäki, 2023
⏱1h21
ansa e holappa são duas almas solitárias cujo encontro casual em um bar enfrenta obstáculos sociais.

chantal akerman, 1975
⏱3h18
jeanne dielman vive com seu filho numa rotina imutável: enquanto ele está fora, ela cuida do apartamento, faz suas tarefas e recebe clientes à tarde.

carlos reichenbach, 2007
⏱1h43
silmara é trabalhadora industrial e cuida de seu pai. ela se envolve com duas estrelas pop diferentes, das quais aprende lições traumáticas da vida.

laurent achard, 2011
⏱1h21
sylvain dedica sua vida a um cinema de bairro condenado a fechar. mora no subsolo da sala, programa os filmes, os projeta e ainda é o caixa. todas as noites, depois da última sessão, sylvain sai para um ritual assassino.

paul schrader, 2017
⏱1h53
o ex-capelão militar toller sofre pela perda do filho que encorajou a se alistar nas forças armadas. um outro desafio começa quando faz amizade com a jovem paroquiana mary e seu marido, um ambientalista radical. logo descobre segredos nebulosos de sua igreja e empresas inescrupulosas.

kiyoshi kurosawa, 2024
⏱45min
a vida de um professor de escola é interrompida por um barulho que traz consigo uma crescente sensação de pavor.
a lista também está disponível no letterboxd.
adoraríamos saber o que vocês acharam dos filmes indicados ou
sobre seus filmes de trabalho favoritos!



Deixe um comentário