a Dasnational é uma marca brasileira independente de underwear e roupas customizadas que apresenta uma visualidade e poética do jovial punk inconformista, seja com as questões de gênero e/ou sobre a indústria de moda a suas pressões. tudo isso, mesclado com uma sensualidade despretensiosa, um erotismo natural e criatividade sui generis.

para essa edição do nosso quadro, expo blush, tivemos a ideia de chamar uma marca que trata de questões tão atuais e necessárias de serem ouvidas. artistas que trabalham com sua arte, aglutinando seu fazer artístico com a sua comercialização. queríamos saber mais sobre a origem, processo criativo e algumas curiosidades sobre quem admiramos e consumimos.

criada por kari pozzer, juntamente com uma equipe formada por amigos que fazem a marca ser quem é. uma referência de moda e de como se expressar por ela. estudo na prática de como os corpos se comportam com os tecidos e a beleza caótica desses encontros de texturas, cores e formatos. quem faz e quem veste a Das entende a transgressão e rebeldia.

blush: qual a história da marca? de onde surgiu o nome Dasnational?

dasnational: o primeiro nome é Dasunderwear. a palavra “Das” vem do pronome neutro alemão, então o significado literal é “a roupa de baixo”. é uma brincadeira que propõe, intuitivamente, olhar para os detalhes escondidos de uma pessoa, como os segredos, medos, peculiaridades e os erros que ela cometeu no passado. amo saber que aquele alguém que admiro pode não ter sido sempre essa personalidade encantadora, e nem será. talvez já tenha falado algo muito repulsivo pra mãe, ou matado algum gatinho filhote na infância, ou ter praticado bullying na escola… hoje essa perspectiva não existe mais (ou não deveria) porque a transformação é inerente à vida, e estamos aqui tendo essa experiência ao vivo. e assim nasceu Das, lá nos extremos da individualidade humana. além de também sugerir que roupas íntimas não carreguem mais a responsabilidade de definir o gênero de quem as escolhe. 
a verdade é que por muitos anos busquei uma marca de underwear que conversasse com meu estilo de vida e me frustrei muito, até criar esse mundinho. Dasnational é a versão 2.0 do nome original, um pouco mais fácil de pronunciar. e sou fã de lingerie.

blush: quem são as pessoas por trás da Das? nos conte um pouquinho sobre quem trabalha na marca.

dasnational: a Das só existe porque alguns anjos por aí fomentam essa mensagem. thiago barbosa, por exemplo, meu companheiro e designer gráfico de quase todas as artes digitais da marca, foi o primeiro a acreditar que esse universo pudesse existir e o que sempre me ampara em momentos de angústia. julia emiko é o nossa filhotinha, guta hellena na beleza, felipa queirós em muitos editoriais, ju4res em várias fotos, amangelo no planejamento, charlie em muitas assistências, marina dalgalarrondo, um amor e referência, a shout for my AI friends, babi, theo, lau, infinitas outras amizades, artistas e fãs nessa trajetória ainda desconhecida. 

blush: como é o ateliê? qual seu cantinho favorito?

dasnational: meu canto favorito com certeza é onde estão as máquinas e a parede com a obra da felipa. quanto me sinto desmotivado com o futuro, olho para essas materialidades e penso “cara, um dia eu comprei isso com um dinheiro que nem existia”. e me traz uma presença gostosa. quem gosta de acompanhar fotos pode me seguir no tumblr dirtytomboyfeltthatcoming, eu posto várias dailies lá.

blush: e qual o ateliê dos seus sonhos?

dasnational: ah, por enquanto não tenho muitos desejos. sou feliz com o espaço que tenho, mas próximo objetivo é conquistar um frigobar e um microondas, não gosto de comer na rua.

blush: de onde vem a inspiração para as coleções?

dasnational: as peças normalmente representam a síntese de algum sentimento bem… opressor, eu diria… tipo quando eu concluí por A + B que Deus, ou o Todo, existia, ou quando a pessoa que me criou morreu, amor não correspondido, ansiedade climática, arrependimentos e culpa, símbolos de fé, muitos sonhos e filosofias.

blush: o que moda significa pra você?

dasnational: acho que moda é uma ferramenta de estudo sobre o comportamento da sociedade, como a gastronomia, literatura, música e manifestações culturais de uma forma geral.
ouso dizer que poderia ser a via democrática entre a população e arte, SE democracia existisse… mas não sei, ultimamente tenho acessado uma nova opinião sobre moda. muito do que a gente sabe sobre esse tema tão popular e polêmico reflete apenas um estilo de vida: o contemporâneo, que destaca o papel de marcas no mercado, etc, e isso pode ser superficial e tedioso.

blush: qual a peça de roupa favorita de vocês para um dia de trabalho no atêlie?

dasnational: as roupas são quase sempre as mesmas há muitos anos, mas tenho preferência por botas de plataforma e cano longo.

blush: que personalidade você sonha em vestir?

dasnational: as personalidades que admiro e acompanho não tão nem aí pra roupa. na real, não sei! não cheguei nessa parte ainda.

blush: o que você planejaria para a marca se recebesse um patrocínio secreto de milhões de reais?

dasnational: daria para as pessoas o que elas querem, né! quatro coleções por ano, pronta-entrega, grade de tamanhos, loja, produção de conteúdo, mídia impressa, festa, parcerias, várias contratações, brinde, produção audiovisual, frete grátis, e-commerce interativo, enfim… já deu 2 milhões/ano.

blush: existe alguma peça icônica da Das que melhor representa a essência da marca?

dasnational: tem algumas! a calça Magma, a saia Scottish Fold, o conjunto preto Hope. eu amo as revistas também… não são peças mas representam a essência da marca com certeza.

blush: como vocês imaginam a pessoa que usa Dasnational? quem ela é, o que gosta, onde anda?

dasnational: eu acho essa pessoa meio doida, sinceramente. são pessoas que arriscam, que botam uma opinião, que buscam algo, um sentido talvez, errando e acertando no karma de um inventor. estão em todos os lugares, são de todas as idades. e a maioria é gender questioning também.

blush: como vocês definiriam o estilo da Das em 3 palavras?

dasnational: high-end, punk, jovem.

⋆.ೃ࿔* pra conhecer mais da Das é só acessar @dasnational e dasnational.com.br ⋆.ೃ࿔*

Uma resposta para “expo blush: dasnational”.

  1. ▶︎ •၊၊||၊|။||||။‌‌‌‌‌၊|• 0:10 Love It

    Curtir

Deixe um comentário