essa edição do ask blush veio inteira atravessada pelo amor e por todas as formas de confusão – desejo – dor – ternura que ele provoca.
a nossa caixinha misteriosa cercada de velas recebeu muitas e muitas perguntas; entre elas sobre medo de se entregar, dificuldade de demonstrar afeto, proximidade que assusta, amores que acabaram e ainda doem. teve gente querendo saber se é amor mesmo, se tem como amar demais, se dá pra amar de menos.
não somos terapeutas mas hoje somos um oráculos do amor. uma entidade divina, ou guias espirituais ou algo assim…
off: obrigada por confiarem na gente com partes tão íntimas de vocês. ninguém aqui é terapeuta cerficado mas temos boas intenções….!

agora, vamos tentar abrir essas mensagens divinas ❤ quem sabe a gente encontra se não uma solução pelo menos um jeito mais doce de continuar sentindo 🙂

o que fazer quando não me sinto merecedora de amor?
blush: iniciar uma jornada de autoconhecimento em busca de amor próprio. pela sua história, pelas pequenas coisas que fazem você ser você
✷✷✷✷✷
sinto que quando o amor acontece eu não o percebo até perder a pessoa
blush: acho que vc pode ter essa impressão porque somos acostumadas a perceber o amor por meio grandes gestos, quando na verdade ele está presente o tempo todo bem na nossa frente. é quando o silêncio deixa de ser constrangedor e sem esforço, é dormir e acordar ao lado daquela pessoa e não se sentir ansiosa ou desconfortável e até nas coisas mais chatas, tipo um acordo silencioso de lavar e secar louças enquanto fofocamos sobre nossos dias. é transformar o comum e mundano em cuidado e dedicação. temos que ser mais atentos e observadores para continuar cultivando nossas relações.
✷✷✷✷✷
como eu sei que é amor?
blush: quando o frio na barriga não é só de ansiedade mas também de alegria por saber que a pessoa que você ama existe e que vocês se encontraram. quando você percebe que o que você tem é um desejo por futuro e eternidade com esse amor mas mesmo sabendo que o tempo passa rápido e tudo é imprevisível, você vai sentir e vai amar e se esforçar pelo período mais eterno possível.
✷✷✷✷✷
sinto que cada vez mais a demonstração de sentimentos e conversas sobre eles vem se perdendo, sobre isso, devemos aprender a lidar com a situação atual (onde, por exemplo, curtida em stories é flerte) ou dar a cara a tapa e expressar nossos sentimentos?
blush: não! deixar o sentimento morrer é dar vitória pra geração racional-maquinaria que temos enfrentado nos últimos anos… nós da blush acreditamos que o sensível é o que nos faz humanos. nunca devemos aceitar as condições e moldes do algoritmo pra expressar como e o que sentimos.
✷✷✷✷✷
o que fazer quando você sente amor demais, mas não consegue expressar isso nem pra suas amigas mais próximas? sendo algo que me incomoda, devo tentar aos poucos e me esforçar pra melhorar isso?
blush: já tive muita dificuldade de me expressar também! por algum motivo sempre sentia que se falar só um eu te amo nunca daria conta do quanto eu sinto ou pior ainda, tinha medo de parecer boba ou inadequada. mas começar com um eu te amo pode ajudar, um eu te amo casual – sendo fora de um contexto de declaração também é algo que pode tornar esse momento divertido. alguém que você ama te fez um favor? eu te amo. sua amiga tá muito linda? eu te amo. outra amiga fez algo muito incrível? eu te amo. nem todas as expressões precisam ser linhas longas e palavras bonitas.
✷✷✷✷✷
o tempo todo sinto vontade de entrar em um relacionamento, mas em todas as oportunidades disso, me senti muito assustada. quando é a pessoa certa, esse medo acontece também? não tenho responsabilidade ainda para entrar em uma relação? não me sinto segura por ser a minha primeira vez em um namoro? devo me desprender desse medo de viver e aceitar se querer mesmo?
blush: é tudo um grande mito quando dizem que com a pessoa certa você não vai ter dúvidas, medos, e apreensões. na verdade, o que faz você saber que a pessoa é certa, é a forma como você responde a esses sentimentos. não tem uma fórmula exata do que faz uma pessoa ser certa – tudo isso depende dela, de você e do momento em que vocês estão. algumas situações vale você se deixar levar e descobrir onde você vai parar, outras precisam de mais cautela. se relacionar é trabalhoso, dá muito medo e exige muita vulnerabilidade, mas quando você amar e for amada do melhor jeito, isso é muito bom e não vai ter arrependimento de ter agido com coragem.
✷✷✷✷✷
eu nao quero mais me fazer de coitada oq eu faço 😦
– audrey horne
blush: quando descobrir me avisa…
✷✷✷✷✷
como parar de se sentir insuficiente para o seu parceiro/a/e? Fico pensando que às vezes eu não sou “tudo isso” e que sempre tenho que entregar mais, embora pareça besteira sendo dito em voz alta… como lidar com isso?
blush: acho que isso acontece muito quando colocamos a pessoa com quem nos relacionamos em um pedestal, em lugar fora de alcance comum como se onde ela está tudo é bom, não tem inseguranças, não tem incertezas. mas isso só torna a relação desgastante com o tempo. passar a enxergar a pessoa com quem você se relaciona em lugar comum ao seu torna tudo mais humanizado, conversas sobre vulnerabilidades, medos e inseguranças podem ajudar nesses momentos. além disso, melhorar a sua relação consigo mesmo, é algo que ajuda e muito. trabalhar para se enxergar de maneira mais gentil e acolhedora vai tornar tudo mais leve e faz você aprender a se valorizar.
✷✷✷✷✷
vocês acham que o amor mora no cheiro da pessoa? me sinto tão mais conectada ao sentir o cheiro da pele e acordar um dia ou estar andando na rua e sentir o cheiro da pele daquela pessoa, um cheiro indescritível, impossível de traduzir em notas de perfume ou qualquer coisa.
– ana lívia, @docefatali
blush: sim ! ! ! quando encontro alguma roupa que meu amado esqueceu aqui em casa eu cheiro e morro de saudades. dá vontade de chorar querendo ele. também lembro até hoje o cheiro do frappé do mcdonalds que foi descontinuado e dói no meu corpo inteiro.
✷✷✷✷✷
quando você é uma pessoa de grande manutenção e está se envolvendo com alguém que mora um tanto longe e não curte muito mensagens, o que deveria ser feito? conversar sobre ou apenas entender e se acostumar?
blush: conversar, sempre!! claro..! mas não adianta só pedir se a outra pessoa não quiser realmente tentar. às vezes o jeito dela de se mostrar amor é diferente, e tem que ter espaço pra isso…. mas se for só frieza e distância, se acostumar com menos só desgasta. pra mim não existe isso de *alta manutenção*, se você sente que tá sempre forçando a barra e que pede mais do que recebe, não tenha medo de cobrar esse esforço ou até de sair da situação. amor que vale a pena se esforça, não ignora.
no começo do meu namoro ele era seco demais por mensagem… nenhum <3, nenhuma palavra enfeitada para ficar mais fofa e simpática… só resposta rápida e direta, porque ele sempre foi assim. eu não reclamei mas comecei a pedir palavras carinhosas durante a semana, quando estávamos longe. e ele falava na mesma hora várias coisas para me alegrar, do jeito dele. e nisso ele também encontrou um jeito que funcionou pra ele: começou a ligar pra mim uns minutinhos antes de dormir. era só de vez em quando no começo mas foi virando rotina porque ele gostou… e hoje ele fala quase igual a mim ;D carinhoso e bobinho. a mesma língua. não mudou do dia pra noite, foi aos poucos, com conversa, pedido e alguma paciência.
então, tenta conversar. seja pidona sem medo de parecer carente ou exagerada. e se ele quiser estar, vai encontrar um jeito. se não, não vale. sua atenção merece retorno.
❤
✷✷✷✷✷
muito se fala sobre a mulher que ama demais, e pouco sobre a que ama de menos… vocês tem dicas de como lidar com sempre ser a pessoa mais fria e distante da relação? 😦
blush: talvez vc ainda não tenha amado de menos…… talvez só não tenha amado alguém que fizesse sentido. ou talvez tenha amado sim mas de um jeito que ninguém te ensinou a reconhecer. às vezes a gente só descobre que sabe amar quando encontra alguém que não tenta arrancar isso da gente à força, mas espera e cuida e não faz vc se sentir errada. a minha dica é essa: você ainda vai encontrar alguém e quando isso acontecer você vai saber. não porque vai sentir fogos de artifício mas porque algo vai aquietar e vai ser aconchegante e quentinho… e aí talvez você se surpreenda. talvez descubra que era amor sim só que guardado num lugar que ainda não era seguro o bastante pra abrir. então não se apresse e não se culpe e pls não se force a amar como te disseram que deveria. seu amor ainda vai encontrar um lugar onde possa descansar e ser reconhecido por inteiro, mesmo nos silêncios… ❤
✷✷✷✷✷
o amor é transcendental? ele persiste através da memória mesmo no pós-vida? acredito fortemente que o amor mantém nossos entes queridos vivos, mesmo após o falecimento. isso me move e me inspira a amar e ser amada, cada vez mais.
– @aninhabraun
blush: pra nós sim!
✷✷✷✷✷
como namorar pela primeira vez? e qual é a linha entre policiar os próprios defeitos e se esconder por completo para alguém? (em um namoro)
– aeon
blush: se arriscar e saber se perdoar!! não tem como se esconder completamente em uma relação onde a pessoa está muito disposta a te amar e a te compreender. a pressão de ser a melhor namorada ou namorado ou namorade do mundo de primeira é muito real ainda mais quando gostamos muito de alguém, e ainda que seja muito importante você se esforçar, não deixe a pressão de ser o ideal tirar de você o que torna você mesmo e o que importa pra você também.
✷✷✷✷✷
o que fazer para superar um término difícil? (to precisando)
blush: sinceramente eu acho que não se tem muito o que fazer. sei que existem inúmeros conteúdos, livros, discussões e métodos pra tentar esquecer e superar, mas quanto mais eu me esforçava, mais as memórias e as pessoas continuavam se sobrepondo a minha vida. até que eu resolvi só viver um dia de cada vez, os dias foram passando e viraram meses e anos e, enquanto eu conhecia e me apaixonava por outras pessoas, algumas coisas que vinham a cabeça novamente, claro, isso acaba acontecendo, mas, vão diminuindo, até chegar ao ponto de você perceber que foi-se o tempo, foi-se quem eu era, quem a pessoa era e o que tivemos e eu estava livre. na verdade, eu estava o tempo todo, mas só tinha percebido agora, e não se deve apressar nada, então, se permita se dar esse tempo.
✷✷✷✷✷
quero ser amada para me ver nos olhos de outros.
– dama da noite
blush:
✷✷✷✷✷
obrigada a todos que enviaram mensagens ❤ até a próxima terapia em grupo :*



Deixe um comentário